Arquivo da tag: James Brown

James Brown de volta à pista

Dois pedaços importantes e até então ausentes da história do Godfather of Soul chegam às prateleiras

por Ricardo Alpendre     06 out 2014

James Brown - Love Power PeaceAquela sensação dúbia, um misto de euforia e desespero, deve estar percorrendo os fãs de James Brown e entusiastas da black music em geral.

Dois pedaços importantes e até então ausentes da história do Godfather of Soul chegam às prateleiras. Um deles, trazido à tona pelo selo Now-Again, é o álbum These Are The J.B.’s, primeira edição de um disco gravado em 1970, arquivado pelo selo King e até agora inédito.

A história do álbum, até pouco tempo lendário e em cuja existência alguns não acreditavam, começou quando Brown colocou sua banda, The J.B.’s, incluindo o baixista Bootsy Collins, no estúdio, e eles simplesmente deixaram a jam rolar solta. O desespero fica por conta da tiragem: são apenas 3 mil exemplares em vinil, e os pedidos já vêm sendo aceitos por 25 dólares (mais o frete) no site da gravadora, nowagainrecords.com, para o lançamento, que será no dia 28 de novembro.

Outro selo, o implacável Sundazed, oferece, pela primeira vez, um álbum ao mesmo tempo clássico e inédito no formato original: Love Power Peace. Os tapes da apresentação de 1971 no Olympia de Paris, mixados por Brown e seu staff, haviam sido entregues por eles à gravadora Polydor.

Com a saída de integrantes importantes da banda, o lançamento do LP triplo foi abortado. Em 1992, a Polydor fez uma boa edição em CD, mas com uma nova mixagem e sem as performances adicionais de Bobby Byrd e Vicki Anderson.

Agora, a Sundazed disponibiliza o álbum triplo em vinil com mixagem e sequência originais, capa luxuosa, fotos inéditas e texto de Alan Leeds, então tour manager e atual biógrafo de Brown. Leeds, por sinal, também assina as notas do LP da Now-Again.

Em meados de outubro, Love Power Peace estará nas lojas dos EUA, e no site da Sundazed (sundazed.com) ele já é oferecido a 40 dólares mais o frete.