Arquivo da tag: Guru Guru

pZ 51

Bad Company, Lou Reed, Sábado Som, Bobby Whitlock, Bixo da Seda, Son House, Jane, Karthago, Cornucopia, Dschinn, Guru Guru, Jeronimo, Elliott Randall, Harmony Grass, Plastic Penny, Madder Lake, Plus, The Ugly Ducklings etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

BAD COMPANY
Paul Rodgers, Simon Kirke, Mick Ralphs e Boz Burrell formaram um supergrupo típico dos anos 1970. Venderam milhares de álbuns e conquistaram o mercado norte-americano, sempre com o apadrinhamento de Peter Grant e do Led Zeppelin. Mas não foi tão fácil assim a trajetória do Bad Company, como mostra este artigo especial da pZ. Incluiu discografia básica comentada.

LOU REED
A pZ homenageia Lou Reed passando a limpo dois grandes discos ao vivo de seu catálogo: Rock ‘n’ Roll Animal e Lou Reed Live. Foi nessa época que a música do ex-Velvet Underground se tornou mais hard e até quase “progressiva”. Inclui um box sobre os integrantes de sua excelente banda de apoio do período e uma entrevista com Fabio Massari, relatando o seu famoso papo com Reed nos anos 1990.

SÁBADO SOM INTERNACIONAL (primeira parte)
Jane, Karthago, Lily, Cornucopia, Dschinn, Guru Guru, Jeronimo. LPs desses grupos alemães foram misteriosamente lançados no Brasil entre 1974/1975. A pZ novamente topa o desafio de investigar esse acontecimento histórico, resenhando cada um desses álbuns e contextualizando o pacote de lançamentos com a cena musical da época.

BOBBY WHITLOCK
Ele nasceu em Memphis, solo fértil e sagrado do rock, soul, gospel e blues. Surgiu para o cenário no seio da Stax e teve Eric Clapton e Duane Allman como companheiro de banda. Suas composições e seu jeito de cantar e tocar repleto de alma vêm conquistando admiradores através das décadas. Whitlock tocou também com John Lennon, George Harrison, Dr. John, Rolling Stones e muitos outros. Gravou discos solos excelentes e atendeu a pZ para um papo livre, leve e descontraído.

BIXO DA SEDA

Dos pampas gaúchos para o mundo. Fuguetti Luz, os irmãos Lessa e companhia lançaram um disco histórico em 1976 e sacudiram o rock brasileiro daqueles tempos.

COB
“Clive’s Original Band” (COB) foi um trio folk formado por Clive Palmer, ex-integrante da The Incredible String Band. Lançaram apenas dois discos, mas entraram para a história do folk rock britânico.

SON HOUSE
Idolatrado por Jack White, Warren Haynes, Jimmy Page e tantos outros, o lendário bluesman é o nosso pZ Hero da vez.

E mais:
Entrevista com Fabio Massari, Elliott Randall, Harmony Grass, Plastic Penny, Kiss, Montrose, Madder Lake, Plus, The Ugly Ducklings etc.

pZ 49

Golden Earring, Focus, Earth And Fire, The Outsiders, Cargo, Q65, Dust, Muscle Shoals, Goblin, Area, Guru Guru, Supersister etc.

por Bento Araujo    

GOLDEN EARRING
A pZ entrevistou, com total exclusividade, essa instituição do rock holandês. Tudo para contar a história dessa banda com mais de 50 anos de estrada. Os discos obrigatórios, o sucesso nos EUA e tudo sobre o show que assistimos deles.

FOCUS

O rock progressivo mundial nunca mais foi o mesmo após o sucesso de Moving Waves. Para falar sobre esse disco, e sobre toda a carreira do Focus, batemos um papo com o guitarrista Jan Akkerman.

THE OUTSIDERS

Por que o grupo de Wally Tax é considerado o melhor conjunto de rock surgido num país de língua não inglesa? Leia e descubra…

EARTH & FIRE

Prog sinfônico de primeira grandeza somado a beleza e ao talento inconfundível de Jerney Kaagman. A receita gerou uma das bandas mais imponentes do cenário holandês dos anos 1970.

Q65
Com Revolution (1967), o Q65 entrou para a galeria das grandes bandas de garagem do mundo. Tudo sobre esse clássico selvagem do rock sessentista.

CARGO

Se a Inglaterra tinha o Wishbone Ash, a Holanda teve o Cargo, que também marcou época com suas longas jams e seus ferozes duelos de guitarra dos irmãos Jan e Adrie de Hont.

CUBY + BLIZZARDS
O blues rock elétrico de Chicago não sacudiu somente a Inglaterra nos idos de 1967, bateu forte também nos Países Baixos, de onde surgiu este imponente combo liderado pela dupla Harry Muskee e Eelco Gelling.

GROUP 1850
Os mestres do rock psicodélico holandês, responsáveis pelo clássico Agemo’s Trip To Mother Earth (1968), também marcam presença.

COBERTURA EXCLUSIVA DE SHOWS NA HOLANDA
Nosso editor, Bento Araujo, passou uma semana na Holanda, onde assistiu shows de bandas e artistas como Van der Graaf Generator, Moody Blues, Golden Earring, Patti Smith, Black Crowes, Dexy’s Midnight Runners e Iron Maiden. As resenhas desses shows estão também nessa nova edição.

E mais:
Dust, Muscle Shoals, Goblin, Area, Guru Guru, Supersister, Livin’ Blues, The Motions, Shocking Blue, Trace, Kayak, Finch, Cosmic Dealer, Ekseption, Mr. Albert Show, After Tea, Alquin, Solution e muito mais.