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Uma das bandas mais conhecidas e cultuadas do rock progressivo, além de um belo exemplo dos chamados “supergrupos”,
Uma das bandas mais conhecidas e cultuadas do rock progressivo, além de um belo exemplo dos chamados “supergrupos”, o ELP é o assunto principal neste episódio do poeiraCast!
Agradecimentos especiais aos apoiadores: Alexandre Guerreiro, Bruno Santos, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Lindonil Reis, Luis Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo, Marcio Abbes, Pedro Furtado, Rossini Santiago, Rubens Queiroz, William Peçanha e Wilson Rodrigues.
Mais uma lista para nos inspirar. Desta vez foi a da revista Bass Player: The 100 Greatest Bass
Mais uma lista para nos inspirar. Desta vez foi a da revista Bass Player: The 100 Greatest Bass Players of All Time!
Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Artur Mei, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Clark Pellegrino, Claudio Rosenberg, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Haig Berberian, Lindonil Reis, Luis Araujo, Luis Kalil, Marcio Abbes, Pedro Furtado, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Scheherazade, Sempre Música, Tropicália Discos e Válvula Lúdica.
Mais um programa da nossa série Duelo de Gigantes. Devido ao sucesso do embate entre Uriah Heep e
Mais um programa da nossa série Duelo de Gigantes. Devido ao sucesso do embate entre Uriah Heep e Blue Öyster Cult, o ringue está novamente armado para receber dois pesos pesados, desta vez do rock progressivo inglês: King Crimson e Van Der Graaf Generator.
O início de uma nova era musical através da sonoridade apocalíptica do King Crimson
“21st Century Schizoid Man” – King Crimson
Compositores: R. Fripp, I. McDonald, G. Lake, M. Giles, P. Sinfield
Ouça em In The Court Of The Crimson King (1969, Atlantic)
Era o começo de uma nova era. O primeiro álbum do King Crimson é um divisor de águas, para muitos, o marco zero do rock progressivo como estilo. Musicalmente, conceitualmente e visualmente não existia nada na música como o grupo de Robert Fripp em 1969 e 21st Century Schizoid Man parecia ter sido composta numa outra dimensão qualquer.
O peso é apocalíptico; os vocais de Greg Lake, as guitarras de Robert Fripp e os sopros de Ian McDonald são ácidos e distorcidos; os ritmos são independentes e livres. O caótico panorama sonoro servia como aliado da letra, um pequeno poema de Peter Sinfield repleto de alusões ao Vietnã e aos políticos norteamericanos, principalmente Spiro Agnew, na época vice-presidente dos EUA.
A “virada” para o século 21 aconteceu um pouco antes do que a gente pensa…
Texto de Bento Araujo