Arquivo da tag: funkadelic

Outta Space P-Funk

George Clinton é protagonista em novo livro e volta a voar com a sua nave

por Bento Araujo     12 ago 2014

George Clinton & The Cosmic Odyssey of the P-Funk EmpireA famosa nave espacial do conglomerado Parliament-Funkadelic, construída pelo roadie Bernie Walden, vai pousar no Smithsonian’s National Museum of African American History and Culture, em Washington, D.C., EUA. A “mothership”, famosa por figurar nos shows das bandas de George Clinton dos anos 70, teve um papel crucial na cultura pop negra dos EUA.

Clinton doou o adereço ao museu pois acredita que a Mothership seja um monumento da black music e também um símbolo da música criada por ele e pelos seus comparsas, música essa que influenciou gerações e mais gerações de músicos negros.

Nos anos 70 a Mothership teve um papel crucial nos shows do Parliament, servindo de meio de transporte simbólico rumo ao espaço, onde os afro-americanos poderiam se libertar do racismo, dos preconceitos e de miasmas sociais sofridos na Terra.

A visão de Clinton, baseada no conceito de Sun Ra, é tema também do livro George Clinton & The Cosmic Odyssey of the P-Funk Empire, de autoria do jornalista/fã Kris Needs, que entrevistou Clinton em diversas ocasiões. O lançamento é a primeira biografia abrangente do pioneiro da música negra norte-americana. O autor contextualiza a obra de Clinton no cerne da revolução social e cultural atravessada pelos jovens negros dos EUA a partir da década de 60. Depoimentos de fãs como Red Hot Chili Peppers, Rick James, Prince, Zapp, Public Enemy e Living Colour evidenciam ainda mais o legado e a importância do Mr. P-Funk no cenário pop. Infelizmente, o livro ainda não tem previsão de ser lançado por aqui.