Arquivo da tag: Free

Backstreet Auction

Guitarra de Paul Kossoff vai a leilão

por Radames Junqueira     02 dez 2015

Koss GuitarA Gibson Les Paul 1959 que um dia pertenceu a Paul Kossoff será leiloada em breve. O guitarrista do Free e do Backstreet Crawler usou o instrumento de 1970 até a sua prematura morte, em 1976.

Seu amor pela guitarra era tamanho que, mesmo após ter quebrado o braço dela num show, ele se recusou a se desfazer do instrumento. Na noite do fatídico episódio, o guitarrista do Beckett, Arthur Ramm, emprestou sua guitarra para Kossoff terminar seu show.

Após a morte de Kossoff, a sua amada guitarra foi então parar nas mãos de Arthur, que a vendeu para a famosa casa de leilão londrina Bonhams, que espera alcançar um alto valor com a guitarra, já que Kossoff é apreciado por muitos fãs, músicos e até mesmo guitarristas famosos como Dave Murray, Joe Bonamassa etc.

A vida de Andy Fraser em livro

Biografia do baixista do Free foi completada pouco antes de sua morte

por Lucas Lazarotto     11 set 2015

All Right Now Life, Death and Life AgainAll Right Now: Life, Death and Life Again é um título curioso, ainda mais se levarmos em conta que agora o baixista está mesmo morto. Fraser cunhou o principal sucesso de sua banda (ao lado do vocalista e inimigo Paul Rodgers) e ainda colocou um solo de baixo na mesma, na verdade um acompanhamento intrincado para o solo de guitarra que vinha por cima.

Seus anos como principal compositor do Free merecem destaque especial no livro, escrito pelo baixista com a ajuda do escritor Mark Hughes.

Jogado aos leões da fama ainda na adolescência, Fraser duelou com os altos e baixos de sua turbulenta carreira musical e pessoal. Lidou ainda com a prematura morte do amigo Paul Kossoff (em 1976), o preconceito ao assumir a sua homessexualidade, a Aids e o câncer, mas graças a “All Right Now” e outras composições de sua autoria gravadas por Joe Cocker, Rod Stewart e Frankie Miller, Fraser viveu sem ter que se preocupar com dinheiro. O tom, no geral, é honesto e emocional, com o músico parecendo ter encontrado a paz nos últimos anos de sua vida.

Paul Rodgers apresentará ao vivo o álbum The Royal Sessions

Vocalista fará no Royal Albert Hall uma apresentação especial beneficente.

por Ricardo Alpendre     15 ago 2014

Paul RodgersEm janeiro deste ano, Paul Rodgers (Free, Bad Company, The Firm) lançou um álbum singular em sua carreira. The Royal Sessions, gravado no Royal Studios, de Memphis, teve como convidados Rev. Charles Hodges Sr., Leroy Hodges, Archie ‘Hubby’ Turner, Michael Toles, Steve Potts e o grupo vocal The Royal Singers.

No repertório, covers de soul, blues e rhythm & blues, e tudo num clima de espontaneidade, como essa música foi feita para ser tocada. No dia 3 de novembro, Rodgers e o mesmo grupo irão tocar em um show o repertório do álbum na casa mais conceituada (independente do gênero musical) da Inglaterra, o Royal Albert Hall. O show arrecadará fundos para o abrigo Willows para animais, do qual Rodgers é patrono.