Arquivo da tag: Duane Allman

O encontro: Duane e Clapton

Interessante o fato de Duane e Clapton terem se dado tão bem. É comum em reuniões de guitarristas o ego falar mais alto…

por Bento Araujo     05 jan 2015

derek and the dominos

A culpa foi de Tom Dowd, o lendário produtor norte-americano que tinha sido engenheiro de som do Cream e que no início da década de 70 produzia bandas em seu estúdio favorito, o Criteria Studios, na Flórida.

Dowd era uma espécie de homem de confiança de Eric Clapton e foi escalado para produzir o projeto Derek And The Dominos, uma banda “fictícia” que o guitarrista inglês estava usando para afogar suas amarguras (dentre elas, as mais daninhas eram as drogas pesadas e Patti Boyd, então esposa de George Harrison).

Dowd era também muito amigo de Duane Allman, inclusive produzia também os discos do Allman Brothers. Num bate papo, Dowd contou para Duane que Clapton havia agendado uma gravação no Criteria e que estaria chegando dentro de alguns dias. Duane ficou empolgadíssimo, pois era devoto de Clapton desde a época dos Yardbirds. O mestre do slide pediu para Dowd entrar em contato com Clapton e perguntar se ele poderia pintar no estúdio para conhecê-lo pessoalmente. Clapton adorou a ideia e confessou para Dowd que no fundo estava louco de vontade de ver Duane tocar, pois tinha se amarrado no solo de guitarra da versão que Wilson Pickett fez para “Hey Jude”, dos Beatles.

Clapton aportou na cidade e se instalou confortavelmente com sua banda num hotel na beira do Atlântico. De dia o pessoal curtia o sol e o mar e a noite davam os primeiros passos nas gravações, sem nenhuma pressão por parte da gravadora. Coincidentemente, logo no primeiro fim de semana de Clapton em Miami, o Allman Brothers estava escalado para encerrar um grande festival beneficente na cidade. O guitarrista inglês cancelou as sessões do fim de semana e se mandou com Dowd para finalmente conferir a performance de Duane.

“Eu só lembro de dirigir na direção daquele parque, e quando estávamos estacionando o carro há uns 800 metros do concerto ao ar livre, ouvi uma guitarra uivando no ar, bem mais alta do que o restante. Ouvíamos a banda de fundo e por cima de tudo aquele som que parecia o de uma sirene. Foi fantástico. Fomos até lá, sentamos perto do palco e lá estavam os Allman Brothers”.

Clapton e Dowd não tinham ingressos mas foram facilmente reconhecidos pelos pessoal dos bastidores que colocou a dupla bem na frente do palco, no famoso ‘chiqueirinho’, aquele local onde os fotógrafos costumam trabalhar, na verdade o pequeno espaço entre o palco e a grade de segurança que ‘segura’ o povão.

Eles sentaram no chão, bem na frente de Duane, que estava no meio de um solo de guitarra. Quando o guitarrista dos Allmans reconheceu Clapton, uma tensão absurda pairou sobre sua pessoa. O solo foi bruscamente interrompido, o suor começou a escorrer gelado por suas costeletas e a banda, desesperada, se apressava e fazia de tudo para tapar os ‘buracos’ deixados pela guitarra de Duane, que ficou imóvel, completamente atordoado com a presença de Clapton.

Após o show, Dowd apresentou Clapton a todo o grupo, que foi imediatamente convidado a comparecer no Criteria para uma jam session que durou uma noite inteira (trechos dessa jam podem ser conferidos no box set do Derek and The Dominos).

Interessante o fato de Duane e Clapton terem se dado tão bem. É comum em reuniões de guitarristas o ego falar mais alto. Clapton insistiu para Duane ficar em definitivo com os Dominos, mas o ‘Skydog’ disse que teria de ser leal a sua família acima de tudo e voltou para o seio materno dos Allmans…

The Allman Brothers Band Cartoon

Animação do ilustrador Brett Underhill homenageia a banda dos irmãos Gregg e Duane Allman

por Bento Araujo     28 ago 2014

Brett Underhill é um ilustrador e animador do Brooklyn, New York, acostumado em trabalhar com programas de edição de imagens e vídeo como Photoshop, Illustrator, Final Cut, After Effects etc. Calhou dele ter também como a sua banda #1 o Allman Brothers Band.

Foi assim então que Brett resolveu fazer uma homenagem (há alguns anos) aos 40 anos de estrada da banda de Gregg e Duane Allman.

Influenciado por Frank Miller e Yellow Submarine, Brett leva o fã a uma jornada pela carreira do Allman Brothers Band em sua animação. Unindo diferentes trechos de “Statesboro Blues”, de diferentes épocas e fases da banda, o artista vai apresentando todos os principais integrantes que passaram pelo conjunto. Além disso ele incluiu também dezenas de referências a músicas, letras e capas de discos do grupo.

Fique à vontade para comentar abaixo as referências que você localizou.

Mais sobre esse imenso trabalho de Brett Underhill AQUI.

Ok, the Allman Brothers Band… from Brett Underhill on Vimeo.

pZ 16

Duane Allman, Vanilla Fudge, Tim Buckley, The Nice, Ten Years After, The Electric Prunes, Moby Grape, Them, Captain Beefheart, Amon Düül, Stevie Ray Vaughan, Zombies, Curtis Mayfield, Tom Zé, Euphoria, Strawberry Alarm Clock, O Peso etc.

por Bento Araujo     07 jul 2014

DUANE ALLMAN
São dez páginas dedicadas ao músico e a sua obra musical. Na matéria você confere uma discografia comentada dos trabalhos principais de Duane, detalhes sobre seu equipamento, seu encontro histórico com Eric Clapton, sua morte trágica e inesperada e como ele transformou um vidrinho de remédio no mais conceituado slide do mundo guitarrístico.

1967
Temos também um especial que aborda alguns clássicos esquecidos lançados em 1967: Vanilla Fudge, Tim Buckley, The Nice, Ten Years After, The Electric Prunes, Moby Grape, Them, Captain Beefheart, etc.

AMON DUUL
Uma pitada de Krautrock aparece na matéria do Amon Düül, uma banda/comunidade que deu o que falar na Alemanha dos anos 60 e 70.

E Mais: Stevie Ray Vaughan, Zombies, Curtis Mayfield

Capas Históricas: Todos os Olhos (Tom Zé)

Canções que Mudaram o Mundo: I Don’t Wanna Talk About It (Crazy Horse)

Pérola Escondida: Euphoria

Have a Nice Day: Strawberry Alarm Clock / O Peso

poeiraCast 123 – Os mestres da slide guitar
por Bento Araujo     03 out 2012
poeiraCast 60 – Derek and the Dominos
por Bento Araujo     11 Maio 2011