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Steely Dan e muito mais na nova edição da pZ

Jane, Marshall Tucker Band, Khan, Moto Perpétuo, John Entwistle, Robert Fripp etc.

por Bento Araujo     13 out 2014

pZ 56Steely Dan, Jane, Marshall Tucker Band, Khan, Moto Perpétuo, John Entwistle, Robert Fripp, Lô Borges, John Mayall… A nova edição impressa da poeira Zine (pZ 56) está repleta de nomes da pesada.

Ilustrando a capa temos o Steely Dan, um combo jazz transvestido de banda de rock em seu início, com o máximo de sofisticação que o gênero poderia alcançar. Talvez seja essa uma das definições do projeto musical de Donald Fagen e Walter Becker. Os estúdios de gravação passaram a ser verdadeiros templos, onde Fagen e Becker registravam seus rituais sonoros e repensavam o seu conceito de perfecionismo. Assim, contratavam os melhores músicos de estúdio dos EUA para colocarem em prática a música que ouviam em suas mentes. Com a década de 70 avançando e a auto-indulgência da excêntrica dupla aumentando cada vez mais, chegou um ponto onde míseros seres humanos não mais podiam executar aquelas músicas com a necessária competência. Nesta edição tudo sobre os “perfeitos anti-herois musicais dos anos 70”, como a Rolling Stone categorizou a dupla. Inclui discografia comentada.

Veja mais sobre essa edição da pZ

 

pZ 56

Steely Dan, Jane, Marshall Tucker Band, Khan, Moto Perpétuo, John Entwistle, Robert Fripp, Lô Borges, John Mayall etc.

por Bento Araujo     02 out 2014

Steely Dan
Um combo jazz transvestido de banda de rock em seu início, com o máximo de sofisticação que o gênero poderia alcançar. Talvez seja essa uma das definições do projeto musical de Donald Fagen e Walter Becker. Os estúdios de gravação passaram a ser verdadeiros templos, onde Fagen e Becker registravam seus rituais sonoros e repensavam o seu conceito de perfecionismo. Assim, contratavam os melhores músicos de estúdio dos EUA para colocarem em prática a música que ouviam em suas mentes. Com a década de 70 avançando e a auto-indulgência da excêntrica dupla aumentando cada vez mais, chegou um ponto onde míseros seres humanos não mais podiam executar aquelas músicas com a necessária competência. Nesta edição tudo sobre os “perfeitos anti-herois musicais dos anos 70”, como a Rolling Stone categorizou a dupla. Inclui discografia comentada.

Jane
A trajetória dos alemães do Jane, banda subestimada, talvez por ficar à margem do chamado Krautrock, com seu som mais melódico e menos minimalista. Este especial traz uma discografia selecionada comentada e contextualiza a banda na cena brasileira dos anos 70, já que alguns de seus trabalhos foram lançados em vinil por aqui.

The Marshall Tucker Band
Tragédias, grandes discos e muita curtição fizeram parte da trajetória do Marshall Tucker Band, uma banda que vendeu milhares de discos nos anos 70, mas que hoje anda completamente esquecida, até mesmo por aqueles que apreciam o rock feito no sul dos Estados Unidos.

Khan
Steve Hillage e Dave Stewart fizeram parte do Khan, que lançou um único álbum em 1972, um típico exemplo de blues rock espacial cunhado dentro do celeiro canterburiano.

Moto Perpétuo
Há 40 anos surgiu em São Paulo o Moto Perpétuo, grupo revelação que era a aposta do empresário Moracy do Val, então arrasado com o fim precoce de seus principais contratados: Secos & Molhados. O Moto sempre ficou marcado por ter revelado ao mundo pop o seu vocalista/tecladista/compositor, Guilherme Arantes, mas a banda foi muito mais do que isso, como comprova este texto.

John Entwistle
A influência do baixista do The Who no rock é inestimável. Desde meados dos anos 1960, ele assombrou ouvintes e espectadores do mundo todo com um conceito novo no rock. Solando como em “My Generation” ou enriquecendo as harmonias, John Entwistle foi, nas palavras de Bill Wyman, “o mais quieto na vida particular e o mais barulhento no palco”.

Robert Fripp (entrevista, segunda e última parte)
Depois de um longo hiato, o King Crimson está de volta. Para celebrar essa volta, nos unimos ao jornalista norte-americano Steven Rosen, que entrevistou o “entrevistável” guitarrista em algumas ocasiões no decorrer dos anos. A mais completa, interessante e “difícil” dessas entrevistas aconteceu em 1974, quando o King Crimson estava lançando uma de suas obras definitivas: Red. Parte deste papo foi publicado na revista Guitar Player, há 40 anos, mas nesta edição você confere a segunda e última parte dessa histórica entrevista, publicada pela primeira vez na íntegra.

Jazz-rock sueco dos anos 70
Na Suécia a onda fusion impulsionou uma série de discos interessantes. Escolhemos dez deles neste mini-especial, servindo de guia para o seu mergulho inicial dentro do jazz-rock sueco dos anos 70. Estrelando: Solar Plexus, Made In Sweden, Wasa Express, Archimedes Badkar, Kornet, Lotus etc.

John Mayall (entrevista)
A lenda do blues britânico atendeu a pZ para um papo telefônico e o resultado você confere também nesta edição.

E mais:
Lô Borges, Neil Christian, Ave Sangria, The Freak Scene, Poe, Kalacakra, Merchants of Dream, Dogman, Bombay Groovy, Jimi Jamison, Thee Image, James Brown etc.

Steely Dan ao vivo na Escócia

As aventuras do editor da pZ pelo Reino Unido

por Bento Araujo     15 jul 2014

Steely Dan
Playhouse, Edimburgo, Escócia (28/06/2009)

Bento Araujo na porta do show do Steely DanDepois de cinco noites londrinas seguidas de muitos shows, parti para a Escócia de trem, numa belíssima e bucólica viagem que durou quatro horas. Cheguei na belíssima e medieval Edimburgo, a capital da Escócia, e logo fui me preparando para assistir uma das minhas bandas favoritas, o Steely Dan.

O Playhouse de Edimburgo era originalmente um cinema, construído com base no Roxy Theatre de Nova Iorque, em 1929. Nos anos 70 deixou de ser um cinema e quase foi demolido. Chegando nas mãos do proprietário certo, o magnífico e charmoso Playhouse se tornou uma das casas mais conceituadas de toda a Grã-Bretanha. A acústica do lugar é perfeita e ninguém melhor do que o Steely Dan para tirar o melhor proveito disso. Antes deles, tivemos um aquecimento com o jazz do Toon Roos Quartet.

Hoje em dia é um privilégio poder assistir uma banda com 37 anos de estrada que ainda conta com seus protagonistas, neste caso Donald Fagen e Walter Becker, “o” Steely Dan propriamente dito. Além da dupla, o Playhouse recebeu uma banda de apoio de dez integrantes, com naipe de metais, backing vocals, o tecladista Jim Beard, o baixista Freddie Washington, o espetacular batera Keith Carlock e o genial guitarrista Jon Herington. Essa turma subiu no palco e fez um apropriado aquecimento bem jazzy e cool, que serviu como pano de fundo para a estrondosa entrada de Fagen e Becker no palco.

Assistir Donald Fagen reger essa imensa banda e Walter Becker tocar sua guitarra com uma seriedade e concentração absurda foi apenas um pequeno detalhe dentro das exatas duas horas de um show impecável em todos os sentidos.

Becker e Fagen ao vivo na Escócia

A escolha do repertório foi perfeita: “Josie”, “Two Against Nature”, “I Got The News”, “Daddy Don’t Live In that New York City No More”, “Aja”, “Black Cow”, “Kid Charlemagne”, “Hey Nineteen”, “Green Earrings”, “My Old School”, “Black Friday”, “Bad Sneakers”, “Show Biz Kids”, “Peg”, “Babylon Sisters”, “Kid Charlemagne”, “Boston Rag” e outras. Até o calado Walter Becker entrou no clima despojado da apresentação e disse pra platéia num certo ponto do concerto: “O que pode ser mais legal do que tocar um domingo a noite aqui na bela Edimburgo?”.

Um ou outro fã pode ter saído do Playhouse com reclamações do tipo: “Eles não tocaram ‘Do It Again’ e ‘Rikki Don’t Lose That Number’…”, mas eu realmente não estava nem aí pra isso. O show foi perfeito, seguindo a risca todas as minuciosas e prováveis exigências dos perfeccionistas Fagen e Becker. Numa única noite você tem um pouco de tudo do que é bom na vida: free jazz, be-bop, ritmos latinos, pop e virtuosismo na medida, temas de trilhas sonoras e funk pesado. Literalmente um desbunde.

Essa foi a terceira apresentação (também sold out) da Left Bank Holiday’ 09, uma tour européia de 12 datas que além do Reino Unido passou pela Itália, Holanda, Bélgica, Suíça e França. Como diz um amigo inglês: “How Cool Is That”…

cartaz do show do Steely Dan na Escócia