Arquivo da tag: detroit

poeiraCast 403 – MC5

Uma das bandas frequentemente reconhecidas como precursoras do punk, esse quinteto de Detroit é o nosso assunto desta Mais

por Bento Araujo     06 mar 2019

Uma das bandas frequentemente reconhecidas como precursoras do punk, esse quinteto de Detroit é o nosso assunto desta semana. Como eles diziam, “stay alive with the MC5”!

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Felipe de Paula, Flavio Bahiana, Lindonil Reis, Luis André Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo Jr., Marcio Abbes, Marcos Cruz, Mauricio Pires, Pedro Furtado Jr., Rodrigo Lucas, Rossini Santiago Wilson Rodrigues e Zozimo Fernandes.

Metal Guru: Dave West

West, criador dos amplificadores utilizados pelo Grand Funk, Amboy Dukes e MC5, deixou um legado grandioso

por Radames Junqueira     10 fev 2016

WEST POSTER frontAquele pesadíssimo som de baixo e guitarra dos primeiros discos do Grand Funk Railroad tinha um segredo. Além de Mel Schacher, Mark Farner e da dupla Terry Knight (produtor) / Kenneth Hamann (engenheiro de som), aquele furioso timbre foi conseguido em grande parte por Dave West, que faleceu recentemente, aos 71 anos. Ele foi fundador e idealizador da West Amplifiers.

Dave West construía amplificadores sob medida para o Grand Funk e para outros grupos da região de Michigan, como MC5, The Stooges, Alice Cooper Group, Amboy Dukes e Bob Seger System. Mel Schacher, por exemplo, tocava seu baixo com tanta distorção que somente os amplificadores “Fillmore”, da West, com 200 watts de potência, seguravam o pique do baixista durante uma apresentação ao vivo. Todos os demais e tradicionais amplificadores queimavam com facilidade.

A criação da West Laboratories fez tanto a cabeça do pessoal do Grand Funk, que a banda levou os amplificadores também para o estúdio, utilizando-os em seus primeiros álbuns: On Time (1969), Grand Funk (1970), Closer To Home (1970) e Survival (1971). Obviamente, no ao vivo Live Album (1970), também é possível escutar os amplificadores West rangendo a todo volume. Don Brewer recentemente reverenciou a criação de West: “Seus amplificadores não somente soavam bem aos ouvidos, mas também tinham uma ótima aparência visual”. Mark Farner, que trabalhou na West antes de seus dias de GFR, também lamentou a morte de Dave.

Assim como os integrantes do GFR, Dave West nasceu em Flint e cresceu nos arredores da mais violenta cidade dos EUA nos anos 60. Logo ele conheceu o baixista Rob Grange, que passou a construir os gabinetes para os amplificadores – isso até Rob ser descoberto por Ted Nugent, que o recrutou para o Amboy Dukes. Rob Grange também declarou recentemente: “West era como um cientista maluco. Ele desmontava os amplificadores da Fender, para sacar como eram feitos, e então fazia de tudo para superá-los. Ele deveria ter se tornado um multi-milionário. Ele estava muito à frente do seu tempo”.