Arquivo da tag: Curved Air
É normal que a maioria das bandas de rock progressivo seja conhecida somente pelo público do estilo, mas
É normal que a maioria das bandas de rock progressivo seja conhecida somente pelo público do estilo, mas há aquelas que têm sua obra pouco reconhecida inclusive no meio prog. Aqui, ou mesmo em seus países de origem. Quais seriam elas?
Agradecimentos especiais aos apoiadores: Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Evandro Schott, Felipe de Paula, Flavio Bahiana, Luis André Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo Jr., Marcio Abbes, Marco Aurélio, Marcos Cruz, Ricardo Nunes, Rodrigo Lucas, Rossini Santiago e Válvula Lúdica.
Janis Joplin, Grace Slick, Fanny, Curved Air, Suzy Quatro, Runaways, Frumpy, Aguaturbia, Maggie Bell, Affinity, GTOs, Coven, Birtha, Girl Groups dos anos 60, Analogy, Babe Ruth etc.
JANIS JOPLIN
O blues cósmico e solitário da cantora na época de seu primeiro álbum solo: I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama! (1968).
GRACE SLICK
Com sua coragem e beleza, enfrentou de peito aberto a paz de Monterey, o amor de Woodstock e o horror de Altamont. Compôs e cantou hinos de uma geração; foi amiga de Janis e amante de Morrison; tomou mais drogas que Amy Winehouse e foi em cana mais vezes que Keith Richards e Lemmy juntos. Bem-vindo aos 74 anos de vida de Grace Slick.
FANNY
Elas não emplacaram nenhum hit, mas foram a primeira banda inteiramente feminina a assinar com uma major e conseguir projeção mundial. Gravaram uma sequência matadora de grandes discos, porém suas próprias virtudes jogaram contra: sexualidade não era parte da personalidade da banda. Falamos com três integrantes originais da banda!
CURVED AIR
Tudo sobre a banda da grande Sonja Kristina. Inclui discografia básica selecionada.
SUZI QUATRO
O maior fenômeno do glam rock feminino dos anos 1970 também marca presença imponente nesta edição da pZ. Do estouro de “48 Crash” até seus trabalhos mais recentes.
THE RUNAWAYS
A turbulenta trajetória da banda de Joan Jett, Lita Ford e Cherie Currie.
FRUMPY/ATLANTIS
A pZ desbravou a carreira da alemã Inga Rumpf, que passou por diversas bandas importantes do rock setentista.
AGUATURBIA
Eles lançaram apenas dois discos, mas entraram para a história como uma das bandas mais ousadas da virada dos anos 1960/1970. A pZ foi até Santiago, Chile, para conhecer de perto esse fenômeno psicodélico e entrevistar Denise e Carlos Corales.
MAGGIE BELL
Nossa pZ Hero da vez. Do Stone the Crows até a sua parceria com Jon Lord, passando obviamente por seus ótimos discos solo.
AS MUSAS DO ROCK BRASILEIRO
Celly, Wandeca, Rita, Baby, Gal, Luiza Maria e muitas outras.
100 MULHERES (OU BANDAS FEMININAS) MAIS SUBESTIMADAS DO ROCK
Uma lista épica, com frontwomans de bandas como Fifty Foot Hose, Opus Avantra, Zephyr, Mama Lion, Sweetwater, Cold Blood, Apoteosi; bandas inteiramente femininas como Daisy Chain, She, Cradle, The Shaggs, The Liverbirds, Isis e cantoras como Carmen Maki, Annette Peacock etc.
E mais:
Affinity, GTOs, Coven, Sandrose, Patti Smith, Birtha, Girl Groups dos anos 60, Analogy, Babe Ruth, Anjo Gabriel, Blackfoot, Humble Pie etc.
Rush, Stevie Ray Vaughan, Patrulha do Espaço, Pokora, Jethro Tull, Curved Air, Fuzzy Duck, Johnny Thunders etc.
RUSH
A pZ passa a limpo a “era Moving Pictures”, quando o trio canadense levou sua música além das fronteiras do hard e do progressivo, alcançando o topo das paradas de todo o mundo… Inclui um especial sobre o filme Beyond The Lighted Stage e um papo com os diretores Sam Dunn e Scot McFadyen.
STEVIE RAY VAUGHAN
Os 20 anos da morte de SRV são relembrados com um especial sobre seu segundo, e talvez melhor, trabalho: Couldn’t Stand The Weather.
PATRULHA DO ESPAÇO
Falamos com Rolando Castello Junior, que relembrou o lançamento do primeiro disco independente de rock no Brasil, o “disco preto” da Patrulha. Junior relembra também a morte de John Bonham.
HANS POKORA
O lendário colecionador austríaco responde as perguntas dos nossos leitores e prepara terreno para o lançamento de seu novo livro da série Record Collector Dreams.
OS ABUTRES
A trajetória do grupo carioca que abalou a Zona Norte carioca dos anos 6O.
JOHNNY THUNDERS
O nosso “pZ Hero” dessa edição é o ex-New York Doll e ex-Heartbreakers que puxou o gatilho da explosão punk pela Inglaterra nos anos 70.
RADAR pZ
Estrelando: Buffalo Killers, ’77, Sapatos Bicolores, Elephants On Acid e Red Baraat.
FORA DO EIXO
Estrelando grupos e artistas da Coréia do Sul, Canadá, França, Suécia e África do Sul.
E MAIS:
Fuzzy Duck, Curved Air, Conny Plank, Robert Randolph, a morte de Ezequiel Neves, Kim Fowley, Jethro Tull etc.