Arquivo da tag: Curtis Mayfield

poeiraCast 480 – Soul ’73

A revista inglesa Record Collector publicou em sua edição de fevereiro uma matéria de capa destacando os grandes Mais

por Bento Araujo     16 fev 2023

A revista inglesa Record Collector publicou em sua edição de fevereiro uma matéria de capa destacando os grandes álbuns da soul music, do funk e do r&b que estão completando 50 anos em 2023. Sob a ótica dessa seleção da jornalista Lois Wilson, comentamos os discos dessa cena riquíssima da música americana.

Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.

Depois de treze anos de estrada e mais de 470 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast

Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.

Agradecimentos especiais aos apoiadores:

André Gaio, Antonio Neto, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Cláudio Lemos, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Francisco Okamura, Hélio Yazbek, James Yamazato, José Adja de Souza, Luís Araújo, Luís Porto, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcio Abbes, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Peter Alexander Weschenfelder, Rafael Campos, Raul dos Santos, Rodrigo Lucas, Rodrigo Werneck, Thatiana Oliveira, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos.

poeiraCast 466 – Grandes discos de 1971 (internacionais)

Agora são os discos internacionais de 1971 que entram na nossa conversa, depois de um episódio dedicado aos Mais

por Bento Araujo     03 nov 2021

Agora são os discos internacionais de 1971 que entram na nossa conversa, depois de um episódio dedicado aos brasileiros (o poeiraCast 462), com direito aos Top 10 individuais e ainda o desafio, para cada um, de escolher um álbum preferido daquele ano.

Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.

Depois de doze anos de estrada e mais de 460 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast

Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.

Agradecimentos especiais aos apoiadores:

Alexandre Citvaras, André Gaio, Antonio Neto, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Cláudio Lemos, Claudio Lojkasek, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Felipe de Paula, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Hélio Yazbek, Janary Damacena, Lindonil Reis, Luís Araújo, Luís Porto, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcio Abbes, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Oscar Neto, Rafael Campos, Raul dos Santos, Ricardo Nunes, Rodrigo Acrdi, Rodrigo Lucas, Thatiana Santos, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos, Wilson Rodrigues.

pZ 46

Camel, Roy Buchanan, Curtis Mayfield, The Seeds, Moacir Santos, The Square Set, Nova, Rodriguez

por Bento Araujo     12 jul 2014

CAMEL
O grupo foi escolhido pelos nossos leitores para ser a capa de nossa edição de décimo aniversário. A banda de Andy Latimer e Peter Bardens sempre foi uma das mais
subestimadas do progressivo britânico, então coube a pZ reparar mais essa injustiça. Inclui discografia básica comentada e relatos da própria banda sobre as turnês e as sessões de gravação de discos clássicos como Mirage, Music Inspired By The Snow Goose, Moonmadness, Nude etc.

CURTIS MAYFIELD

O auge comercial da carreira do majestoso poeta da soul music foi alcançado graças à trilha sonora de Superfly, um ícone do gênero blaxploitation, onde, em meio a traficantes, gigolôs e prostitutas, Curtis foi o responsável por injetar consciência na vida dos afro-americanos.

THE SEEDS
A música praticada pelo The Seeds era tão crua e simplória que críticos “sérios” de música trataram, por anos, o legado de Sky Saxon e sua banda como uma simples piada de mau gosto. Hoje o panorama é outro e clássicos como “Pushin’ Too Hard” e “Can’t Seem To Make You Mine” são hinos do proto-punk, entoados por um grupo que se orgulhava de sua atitude e seus dois acordes.

QUARTETO NOVA ERA

Nosso especialista, Nelio Rodrigues, traz à tona a trajetória da obscura banda brasileira que lançou apenas um compacto duplo, em 1969.

ROY BUCHANAN

Herói da guitarra, ele foi um dos artistas que definiram o som da Fender Telecaster, modelo que adotou como parte de sua assinatura sonora.
Buchanan foi também o responsável por uma carreira tão influente quanto conturbada.

JOHN LAWTON
O ex-vocalista do Uriah Heep e do Lucifer’s Friend está de disco novo e bateu um papo exclusivo com a pZ, falando de passado, presente e futuro.

EL RITUAL

Os mexicanos que eram mais macabros e satânicos que o Black Sabbath e o Black Widow, e que lançaram um grande disco em 1971.

E mais:
Os dez anos da pZ, Moacir Santos, Ed Cassidy, The Square Set, Nova, Black Spirit, Louis Moholo, Martin Pugh, Rodriguez e muito mais.

pZ 16

Duane Allman, Vanilla Fudge, Tim Buckley, The Nice, Ten Years After, The Electric Prunes, Moby Grape, Them, Captain Beefheart, Amon Düül, Stevie Ray Vaughan, Zombies, Curtis Mayfield, Tom Zé, Euphoria, Strawberry Alarm Clock, O Peso etc.

por Bento Araujo     07 jul 2014

DUANE ALLMAN
São dez páginas dedicadas ao músico e a sua obra musical. Na matéria você confere uma discografia comentada dos trabalhos principais de Duane, detalhes sobre seu equipamento, seu encontro histórico com Eric Clapton, sua morte trágica e inesperada e como ele transformou um vidrinho de remédio no mais conceituado slide do mundo guitarrístico.

1967
Temos também um especial que aborda alguns clássicos esquecidos lançados em 1967: Vanilla Fudge, Tim Buckley, The Nice, Ten Years After, The Electric Prunes, Moby Grape, Them, Captain Beefheart, etc.

AMON DUUL
Uma pitada de Krautrock aparece na matéria do Amon Düül, uma banda/comunidade que deu o que falar na Alemanha dos anos 60 e 70.

E Mais: Stevie Ray Vaughan, Zombies, Curtis Mayfield

Capas Históricas: Todos os Olhos (Tom Zé)

Canções que Mudaram o Mundo: I Don’t Wanna Talk About It (Crazy Horse)

Pérola Escondida: Euphoria

Have a Nice Day: Strawberry Alarm Clock / O Peso