Arquivo da tag: creation

poeiraCast 346 – Coletâneas que valem a pena

Desde os LPs de vinil, passando pelas fitas cassette, os CDs e todos os suportes de áudio, a Mais

por Bento Araujo     04 out 2017

Desde os LPs de vinil, passando pelas fitas cassette, os CDs e todos os suportes de áudio, a coletânea é vista como uma “mão na roda” para o ouvinte manos compromissado, e em muitos casos como um patinho feio para o fã e o colecionador. Mas como são e quais são as coletâneas que valem a pena dentro da discografia dos artistas? Dizemos nossas teses e comentamos as nossas compilações preferidas neste episódio.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Alexandre Guerreiro, Artur Mei, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Luigi Medori, Luis Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo, Marcio Abbes, Pedro Furtado, Ricardo Nunes, Rubens Queiroz, Sempre Música, Tropicália Discos, Válvula Lúdica e Wilson Rodrigues.

Felix Pappalardi

Grande baixista/produtor/compositor que revelou Leslie West ao mundo do rock

por Bento Araujo     15 jul 2014

Felix Pappalardi

Esse nativo do Bronx, Nova York, era o contrapondo ideal de Leslie West no Mountain, grupo de hard rock que sacudiu o Rock da primeira metade dos anos 70. Descendente de italianos, Felix estudou na conceituada High School of Music & Art de NYC, para depois se tornar um dos mais respeitados produtores e arranjadores da época. Nessa seara, seus trabalhos de maior projeção foram com o Cream, mais especificamente nos clássicos álbuns Disraeli Gears, Wheels Of Fire e Goodbye.

Depois dessa rica e lisérgica experiência, foi a vez de Felix montar sua própria banda, ou melhor, foi apadrinhar um novo talento da guitarra e com ele montar um novo conjunto. Assim nasceu o Mountain.

Hoje conhecido por poucos graças ao mega-hit Mississippi Queen, o Mountain era um gigante do som pesado na época, tendo dentre seus grandes fãs Mr. Ozzy Osbourne. Segundo Ozzy, nenhum grupo fazia show melhor que o Mountain naquela altura…

Leslie West era a faceta mais agressiva e rude, com solos altíssimos e voz rasgada. Felix Pappalardi era a voz doce, o genial baixista/compositor e maestro supremo. Que contraste e que combinação!

West deixou Felix quase surdo depois de tanto volume. Felix Pappalardi abandonou a banda, lançou discos solo e flertou com um grupo japonês chamado Blues Creation (depois somente Creation), até ser assassinado pela própria esposa em 1983.