Arquivo da tag: cheap trick

poeiraCast 484 – Power pop

Tendência nos anos 70, mas com origens na década anterior, o estilo que ficou conhecido como power pop, Mais

por Bento Araujo     07 jun 2023

Tendência nos anos 70, mas com origens na década anterior, o estilo que ficou conhecido como power pop, com sua energia e sua qualidade melódica, é o nosso assunto neste episódio.

Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.

Depois de 14 anos de estrada e mais de 480 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast

Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.

Agradecimentos especiais aos apoiadores:

André Gaio, Antonio Neto, Bruno Maia, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Cláudio Lemos, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fernando Bueno, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Francisco Okamura, Hélio Yazbek, James Yamazato, José Adja de Souza, Luís Araújo, Luís Porto, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcio Abbes, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Peter Alexander Weschenfelder, Rafael Campos, Raul dos Santos, Rodrigo Lucas, Rodrigo Werneck, Thatiana Oliveira, Tomas Gouveia, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos, Wilson Tortorelli Filho.

poeiraCast 361 – Melhores Discos de 1978

A conversa neste episódio é sobre o que de melhor foi lançado no ano de 1978, ou seja, Mais

por Bento Araujo     28 mar 2018

A conversa neste episódio é sobre o que de melhor foi lançado no ano de 1978, ou seja, há quatro décadas, período em que o punk e a disco music influenciavam vários estilos de rock, mas em que havia, na verdade, muita coisa acontecendo…

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Alexandre Guerreiro, Bruno Santos, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Lindonil Reis, Luis Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo, Marcio Abbes, Pedro Furtado, Rossini Santiago, Rubens Queiroz, William Peçanha e Wilson Rodrigues.

poeiraCast 290 – Top 40 Hits

Embora o sucesso comercial não tenha ligação obrigatória com a qualidade da música, é curioso (e às vezes Mais

por Bento Araujo     27 jul 2016

Embora o sucesso comercial não tenha ligação obrigatória com a qualidade da música, é curioso (e às vezes surpreendente) nos depararmos com a listagem de quais musicais, de quais artistas, fizeram sucesso no passado. Por isso, abrimos o livro The Billboard Book of Top 40 Hits, de Joel Whitburn, para comentar as performances de alguns clássicos do rock e do pop nas paradas do semanário norte-americano no período de 1955 a 1982.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Eric Freitas, Evandro Schott, Fernando Costa, Flavio Bahiana, Gabriel Garcia, Haig Berberian, Hugo Almeida, Itamar Lima, Lindonil Reis, Luis Araujo, Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Marcos Oliveira, Mateus Tozzi, Pedro Furtado, Rafael Pereira, Raimundo Soares, Raphael Menegotto, Rodrigo Lucas, Rodrigo Vieira, Rodrigo Werneck, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho, William Peçanha e Wilson Rodrigues.

poeiraCast 230 – Discos de estreia que fracassaram

Hoje falamos sobre discos de estreia que não colocaram a banda no patamar em que ela esperava chegar Mais

por Bento Araujo     22 abr 2015

Hoje falamos sobre discos de estreia que não colocaram a banda no patamar em que ela esperava chegar (e, em alguns casos, no qual nem chegaria durante sua existência).
Com Big Star, Kiss, Aerosmith, Allman Brothers, The Velvet Underground e outros…

Cheap Trick – At Budokan

A meteórica ascensão do Cheap Trick na terra do sol nascente

por Bento Araujo     22 ago 2014

Cheap Trick - At Budokan“Fomos para o Japão no rabo do avião e voltamos de primeira classe”. É assim que o guitarrista Rick Nielsen resumiu a meteórica ascensão de sua banda na terra do sol nascente.

Em 1978 o Cheap Trick era mais famoso pelos shows energéticos do que pelos álbuns. Fazendo uma média de 300 apresentações por ano, a banda de Rockford, Illinois, abria shows de nomes como Kiss, Be Bop Deluxe, Kansas e Santana, mas seus álbuns até então eram um verdadeiro fracasso de vendas: Cheap Trick (1977), In Colour (1977) e Heaven Tonight (1978). Curiosamente no Japão a história era diferente; ali esses álbuns vinham se mostrando um grande sucesso…

Foi aí que em abril de 1978 o Cheap Trick se mandou para a primeira tour pelo país do Sushi, sem na verdade saber o que esperar dos fãs. Na chegada, 5.000 jovens enlouquecidos esperavam o grupo no aeroporto, dando à tônica do que estava por vir pela frente, algo somente comparável à mesma histeria nipônica causada pelos Beatles 12 anos antes, quando passaram pelo Japão em sua derradeira turnê internacional.

Os fãs seguiam o Cheap Trick por todo o lado e faziam verdadeiras loucuras para chegar mais próximo de seus ídolos. Ficava difícil dos músicos se locomoverem pela cidade, ou sequer sair do hotel, pois do nada alguma adolescente enlouquecida poderia pular na frente de um trem ou correr por um cruzamento movimentado em busca de um contato maior com a banda. Toda essa receptividade calorosa explodiu durante o show de Osaka e os dois de Tóquio, realizados no sagrado Budokan Hall e registrados magistralmente em rolo.

Curioso que a CBS/Sony japonesa tinha uma norma contratual: toda banda internacional do selo que se apresentasse no Japão era obrigada a deixar seu show ser registrado e lançado no acirrado mercado fonográfico local, como um produto único e exclusivo para os fãs japoneses.

A gravadora japonesa também insistiu para que as canções mais comerciais da banda estivessem no álbum: “Come On Come On”, “I Want You To Want Me”, “Surrender” e “Clock Strikes Ten”. Já pauladas, que também marcaram presença nos shows, como “ELO Kiddies”, “Speak Now Or Forever Hold Your Peace” (original do mestre Terry Reid) e “Auf Wiedersehen” (que falava sobre suicídio) ficaram de fora, fazendo com que o projeto original de um disco duplo fosse abandonado no último instante. Mesmo assim, a qualidade do material, a energia das versões, a atuação irrepreensível de Robin Zander, Rick Nielsen, Tom Petersson e Bun E. Carlos, e a insanidade do público adolescente feminino japonês, acabaram fazendo de Cheap Trick At Budokan um dos grandes álbuns ao vivo da história do rock.

A triunfante jornada nipônica do grupo rendeu um artigo na Rolling Stone norte-americana, que exaltava o fato daqueles desconhecidos ianques serem motivo de idolatria no outro lado do mundo. O que aconteceu foi que as lojas norte-americanas tiveram que começar a importar o disco do Japão, transformando-o no álbum importado mais vendido na América. A Epic aproveitou e lançou então um sampler exclusivo para as rádios (From Tokyo To You), que começaram a tocar exaustivamente o material. O próximo passo foi lançar o disco no mundo todo.

Pronto, o Cheap Trick praticamente “ganhava na loteria” e alcançava assim o tão buscado sucesso em seu país natal, além de instaurar uma moda na indústria do disco: os lançamentos batizados como “Live At Budokan”, seguido à risca por nomes tão distintos como Ozzy Osbourne, Blur, Dream Theater, Bryan Adams, Mr. Big, SOD (uma gozação) e Avril Lavigne.

Lynyrd Skynyrd recebe Gregg Allman, Peter Frampton e outros

O show no Fox Theatre contará ainda com Charlie Daniels, Warren Haynes e Cheap Trick.

por Ricardo Alpendre     15 ago 2014

Lynyrd Skynyrd e convidadosEm 1976, nos shows em que foi gravado o LP duplo ao vivo One More from the Road, o Lynyrd Skynyrd fez parte de uma extensiva campanha para salvar o Fox Theatre de Atlanta, Georgia.

Neste ano, quase quatro décadas depois, o Fox sediará um concerto de celebração da história do grupo de Jacksonville, Florida, que tem tanta importância na casa.

Está anunciado para a noite de 12 de novembro o show One More for the Fans. Além da banda que está excursionando extensivamente pelos Estados Unidos, haverá participações de Gregg Allman, Charlie Daniels, Peter Frampton, Warren Haynes, John Hiatt, Cheap Trick e Donnie Van Zant, entre outros, além de Trace Adkins e do grupo Alabama – que aparecem em destaque sobre todos os outros convidados no site do Fox.

O público em geral poderá comprar ingressos a partir de 18 de agosto. Já os “vips” dispostos a desembolsar mais de mil dólares podem há alguns dias comprar ingressos em área privilegiada, num pacote que inclui vários brindes.

poeiracast 181 – Cheap Trick
por Bento Araujo     26 mar 2014

pZ 1 (ESGOTADO)

Grand Funk Railroad, Sly, Camel, Cheap Trick, Dom Salvador, Yes, Focus etc.

por Bento Araujo     03 Maio 2013

Toda a legendária trajetória do Grand Funk Railroad contada sem papas na língua: o auge na América, as vendas milionárias, a rivalidade com o Led Zeppelin, os problemas com Terry Knight, a parceria com Todd Rundgren e Zappa, o amargo fim e muito mais…

O número um da poeira Zine traz também um especial sobre o grande Sly e sua Family Stone, com discografia selecionada e tudo mais.

O progressivo inesquecível do Camel e o making off do clássico instrumental The Snow Goose, lançado em 1975.

E mais: Cheap Trick, Dom Salvador e Abolição, Focus

Como Comprar: Yes

Pérola Escondida: Stories

Have A Nice Day: Redbone / Phython Lee Jackson / Five Man Electrical Band / Brownsville Station