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Gracious!

Quem assinou a capa do oitavo lançamento do cultuado e respeitado selo swirl da Vertigo foi o lendário Barney Bubbles.

por Bento Araujo     11 Maio 2016

Gracious pzGracious!
(Vertigo, 1970)
Design: Barney Bubbles (Teenburger Designs)

Quem assinou a capa do oitavo lançamento do cultuado e respeitado selo swirl da Vertigo foi o lendário Barney Bubbles (verdadeiro nome: Colin Fulcher), que em 1970 dirigia um estúdio/coletivo chamado Teenburger Designs. Bubbles ficou famoso pelo seu traço radical e enigmático e pelas suas capas recheadas de simbologias, o que casou perfeitamente com a música progressiva e melódica do Gracious!.

Em 1970, a Vertigo lutava para se estabelecer no underground britânico, mas já havia inovado artisticamente, criando capas assustadoras e curiosas como aquelas utilizadas nos discos de estreia dos grupos Colosseum, Black Sabbath e Cressida.

Para a estreia do Gracious!, Barney Bubbles criou algo extremamente minimalista, um ponto de exclamação situado por cima de um fundo branco texturizado, o nome da banda no canto superior direito, a logomarca definitiva da Vertigo no canto superior esquerdo e nada mais. A explosão de cores surgia somente na parte interna da capa dupla do elepê, uma pintura pop art inspirada em Richard Hamilton.

O contraste da capa minimalista e p&b com a parte interna colorida e saturada era interessante, algo já utilizado pelo Cream em Wheels Of Fire (1968), mas levado ainda adiante por Barney Bubbles e pelo Gracious!.

O Gracious! acabou não resistindo ao turbulento caminho do prog britânico e, depois de apenas mais um disco em 1971, encerrou suas atividades. No entanto, a capa do disco de estreia do grupo vem atravessando décadas e chamando atenção tanto de colecionadores de discos como de designers gráficos.

Já Barney Bubbles teve uma carreira agitada nos anos 70, geralmente evitando assinar seus trabalhos e utilizando inúmeros pseudônimos. Foi desenhar capas incríveis de artistas e bandas como Hawkwind, Ian Dury, Brinsley Schwarz, Red Dirt, Kevin Coyne, Edgar Broughton Band, Quiver, The Damned, Elvis Costello etc. Em 1983, sofrendo de depressão e distúrbio bipolar, ele cometeu suicídio asfixiando-se com um saco plástico.

A capa de Damned Damned Damned, do The Damned

O álbum foi gravado em Londres, produzido por Nick Lowe, e lançado com uma capa farta em excentricidades.

por Ricardo Alpendre     14 out 2014

Damned Damned Damned {The Damned}
Stiff, 1977
Design: Barney Bubbles
Foto: Peter Kodick

Damned Damned Damned

A Stiff Records tinha as estratégias de marketing mais incomuns. Uma delas foi a do primeiro álbum do The Damned (e o primeiro álbum do punk rock inglês, para os que gostam de eleger heróis ou vilões). Com Barney Bubbles recentemente recrutado como novo diretor de arte sob o pseudônimo Big Jobs Inc., o chefão Jake Riviera garantiu uma nova fonte de criatividade para o selo.

Damned Damned Damned foi gravado em Londres no fim de 1976 e começo de 1977, produzido por Nick Lowe, e lançado ainda em fevereiro daquele ano, com uma capa farta em excentricidades. O fotógrafo Peter Kodick fez a imagem dos integrantes após serem atingidos por tortas de creme, e Bubbles colocou só o nome do grupo, grande e em negrito, e sem o artigo que lhe pertence. Em uma sacada nonsense de Bubles e Riviera, foi colocada na contracapa das 2.000 primeiras cópias uma foto de Eddie and The Hot Rods, outro grupo do selo Island, que começara a fazer a distribuição dos discos da Stiff.

A jogada fez sentido com a colagem de adesivos sobre a foto, explicando o “erro da gravadora” e prometendo a correção da arte com uma foto do The Damned a partir da segunda prensagem. Os executivos da Island, é claro, ficaram com a pulga atrás da orelha com essas excentricidades da Stiff. Outra delas foi mais direta: sobre o plástico transparente que lacrava a capa do disco, foi colado o hoje clássico adesivo da “guerra de comida” onde se lê “Damned Damned”, assim completando o título do álbum em conjunto com o nome do grupo, escrito acima.

Colocando em prática essas ideias, a Stiff tinha em seu catálogo um item de colecionador instantâneo. Nas edições seguintes do LP, a contracapa tem a foto do grupo ao vivo no Roxy, com uma pequena imagem posada de Captain Sensible toscamente colada em um canto, já que o baixista queria ter algo para mostrar aos parentes mas está lambuzado em uma foto, de costas em outra, e, segundo ele mesmo, “não acreditava que seria convidado a fazer algum outro disco”.