Lindo Sonho Delirante: A Campanha

A campanha de financiamento coletivo do primeiro livro de Bento Araujo pela poeira Zine/poeira Press já está em andamento no Catarse

por Lucas Lazarotto     07 jul 2016

LINDO SONHO DELIRANTE, O LIVRO
100 discos psicodélicos do Brasil (1968-1975), por Bento Araujo

A campanha de financiamento coletivo já está em andamento no Catarse: www.catarse.me/lsd

O jornalista, pesquisador e colecionador de discos Bento Araujo, editor da revista poeira Zine, acaba de lançar uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para lançar o seu primeiro livro, Lindo Sonho Delirante: 100 discos psicodélicos do Brasil (1968-1975). O livro é uma celebração à música psicodélica e inventiva produzida no país – uma autêntica antropofagia tropical. O objetivo é mostrar que existiu rock psicodélico brasileiro e finalmente mostrá-lo ao mundo, já que o autor escreveu o livro em português e em inglês.

Para preparar o livro, Bento Araujo passou mais de um ano reouvindo, analisando, compilando, contextualizando e resenhando os cem (100) grandes álbuns e compactos psicodélicos que mudaram para sempre a música feita no Brasil e na América do Sul. O autor também garimpou histórias, curiosidades e informações inéditas sobre um dos períodos mais incríveis e inspirados, porém ainda absurdamente negligenciados, da música brasileira.

Considerando o disco-manifesto Tropicalia ou Panis et Circencis como uma espécie de marco zero da psicodelia nacional, a pesquisa começa em 1968 e termina oito anos depois, com o lançamento do talvez mais raro e mitológico disco psicodélico brasileiro, Paêbirú: Caminho da Montanha do Sol, lançado por Lula Côrtes e Zé Ramalho, em 1975.

A análise da criação e a interpretação do simbolismo dessa lisergia tropical cria uma iconografia inédita, um volume que funciona como um presente à memória da música nacional e àqueles artistas brasileiros que expandiram a mente em nome da arte, em plena era de sangrenta repressão militar e de extremo preconceito social. Todos estão juntos em Lindo Sonho Delirante, os medalhões da música brasileira que em algum momento flertaram com o rock psicodélico e também os malditos e esquecidos, muitos deles que estão pela primeira vez tendo a sua chance de aparecer para o mundo.

Para saber mais sobre a campanha, ou se tornar um apoiador do projeto, acesse www.catarse.me/lsd

Bento Araujo está disponível para qualquer esclarecimento referente ao livro e à campanha pelo e-mail contato@poeirazine.com.br. Sua página no facebook é www.facebook.com/bento.araujo.315

Lindo Sonho Delirante (B)

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *